O próximo jogo da saga Battlefield, Battlefield: Bad Company 2, vai trazer dois mapas multiplayer, no dia de lançamento, para todos aqueles que introduzirem um código VIP.
Este código especial será grátis e virá nas caixas dos que comprarem o jogo original. O código ficará ligado à conta da EA de cada um e permitirá ao jogador fazer o download do primeiro pacote de mapas multiplayer, assim como de futuro conteúdo adicional que a DICE e a EA lancem para o jogo.
"No futuro terão acesso a mais conteúdo, de graça, se tiverem este código VIP," anunciou o Patrick Bach, o produtor do jogo. Ao que parece, o segundo pacote de mapas virá em Março. Bach declarou também que "estes dois primeiros pacotes de mapas são só o início" e que "estamos a planear continuar o apoio à comunidade ao manter essa experiência sempre fresca e garantindo a melhor experiência de jogo possível."
A informação já tinha sido divulgada há uns dias, mas a EA adiantou agora que mesmo aqueles que comprarem o jogo em segunda mão poderão ter acesso ao conteúdo oferecido pelo código, desde que o comprem na loja do jogo. O site Joystiq prevê um valor perto dos 15 dólares (cerca de 10 euros) pelo mesmo.
Esta ideia está intimamente ligada com o Project Ten Dollar, uma ideia de John Riccitiello, CEO da EA. Esta iniciativa procura fazer com que algum do conteúdo dos jogos seja disponibilizado imediatamente, mas através de um download. Esta técnica foi empregue em jogos como Mass Effect 2 ou Dragon Age: Origins, ambos da EA, e o que quer dizer, na prática, é que todos aqueles que comprarem o jogo em segunda mão não terão acesso a esse conteúdo especial, visto que o código já deverá, em princípio, ter sido usado pelo primeiro dono do jogo. Como foi dito, poderão comprá-lo por um valor adicional, mas isso tirará o sentido a comprar um jogo usado.
Vários representantes de algumas lojas de jogos em segunda mão já responderam, dizendo que este projecto poderá não funcionar tão bem como Riccitiello espera, visto que muitas das lojas irão ajustar o preço a este novo factor, tendo em conta que o jogador terá de pagar por um código se quiser aproveitar a experiência completa. Por outro lado, muito do dinheiro que os jogadores faziam ao vender os seus jogos era depois aproveitado para comprar novos títulos, algo que não seria possível se não o fizessem.