A equipa de Rockstar San Diego prepara-se para nos levar até ao faroeste com Red Dead Redemption. A prequela, Red Dead Revolver lançado em 2004 para a PS2 e Xbox, punha-nos na pele de um pistoleiro chamado Red no final do século XIX. Enquanto em Revolver os jogadores viam a sua liberdade restringida por níveis lineares, em Red Dead Redemption a Rockstar Games apresentará um mundo aberto, o maior até à data, maior até que o de Grand Theft Auto San Andreas.
O protagonista de Redemption é John Marston, um bandido reformado que é obrigado a confrontar-se com o seu passado e a caçar os membros do seu antigo gang. No velho oeste no início do século XX, um ponto de viragem na história devido à industrialização, Marston visitará três lugares distintos, dois nos EUA e outro para lá da fronteira, numa cidade em guerra civil do México.
Mesmo com a industrialização a avançar a passos largos, o universo de Red Dead Redemption é maioritariamente rural com vastas pradarias, florestas e desertos como estamos habituados a ver nos Westerns de John Ford e de Sergio Leone. Estes espaços são habitados por animais que vagueiam naturalmente (uns inofensivos outros nem tanto) e preenchidos por outros eventos aleatórios como emboscadas de bandidos ou donzelas indefesas junto a uma carruagem atolada.
O sistema de notoriedade será outra das inovações com a promessa por parte da Rockstar Games de um sistema mais complexo do que temos visto nos jogos da série GTA. A memória dos NPCs não será tão fraca como a das forças policiais de San Andreas, Vice City ou Liberty City e dependente da distância geográfica dentro do mundo virtual. Os crimes cometidos numa determinada área serão lembrados durante um certo tempo dependendo da sua gravidade. Contudo, se Marston ultrapassar os níveis do aceitável (ainda por descobrir) a sua cabeça ficará a prémio e será caçado por bandos de caçadores de prémios.
Para se movimentar de um lado para o outro os jogadores terão à sua disponibilidade cavalos (que poderão domar ou comprar) e carruagens (que funcionarão de forma semelhante aos táxis em GTA IV). Os motores RAGE e Euphoria contribuirão fortemente para os movimentos e comportamentos realistas, com especial atenção para os cavalos que, como os restantes NPCs, serão vulneráveis a ataques (nomeadamente de armas de fogo).
Este é apenas um pequeno olhar sobre o vasto universo que a Rockstar Sand Diego está a criar. Red Dead Redemption tem data marcada para lançamento dia 27 de Abril deste ano na PS3 e Xbox 360