Como jogo, Final Fantasy XIII foi sem dúvida bastante bom, tendo recebido uma boa nota na nossa análise. Mas, como elemento da série principal de Final Fantasy, não foi muito bem recebido pelos fãs.
Parece que a Square-Enix tem noção disso mesmo, pois Yoichi Wada disse em entrevista ao site Gamasutra que sabe que alguns fãs não ficaram muito contentes com Final Fantasy XIII.
"Ao olhar para os números apenas, é bastante bom, porque conseguimos lançar o jogo nos três mercados (Japão, Estados Unidos e América) num curto espaço de tempo, e chegámos aos 5 milhões de unidades bem depressa, além de que o produto ainda deve continuar a vender.
Mas no que toca à reacção dos compradores, alguns dão-lhe bastante crédito, mas os fãs não ficaram muito satisfeitos com ele."
Quanto ao futuro da série, Yoichi Wada mostra-se confiante com produto mas ainda não sabe qual é ainda o caminho a seguir.
"Acho que o produto ficou ao nível da expectativa daqueles que conhecem Final Fantasy. Existem todo o tipo de jogos por aí hoje em dia. Será que o Final Fantasy deve tornar-se num novo tipo de jogo ou não deve tornar-se num novo tipo de jogo? Os clientes têm opiniões diferentes. É muito difícil decidir a nossa direcção."
Final Fantasy XIII foi lançado no passado mês de Março para PS3 e Xbox 360. Ainda deve faltar muito tempo até surgir um sucessor para Final Fantasy XIII, mas até lá, o próximo numeral é Final Fantasy XIV que vai ser Online e sairá ainda este Setembro no PC e em Março de 2011 na PS3.